Seis fatos sobre o céu

"Se subi ao céu, tu aí estás" (Salmos 139.8)

A Bíblia fala sobre o céu, e o apresenta como o lugar da morada de Deus. Nele está o seu trono e de lá, ele governa a terra como lhe apraz (Salmos 93). A Bíblia também fala que o céu é o lugar da morada de Jesus (João 3.13). Ele veio do céu, voltou para lá quando ressuscitou e de lá voltará para buscar sua Igreja (Atos 1.11). O céu também é o lugar de milhares de anjos, que vivem lá para servir a Deus e promover seu louvor, sua glória e majestade (Salmos 148.2). Vejamos seis fatos sobre o céu:

1. O céu é um lugar de alegria

Sim, o céu é um lugar de alegria! Jesus disse: “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lucas 15.7). Essa alegria é – e será - o reflexo da presença do Senhor na vida dos salvos, que com ele estarão por toda a eternidade. Por esse motivo, somos exortados a nos alegrar no Senhor (Filipenses 4.4 ); e reconhecer que a alegria do Senhor é a nossa força (Neemias 8.10). Não há dúvidas, portanto, de que o céu é um lugar de alegria.

2. O céu é um lugar de comunhão

Sim, o céu é um lugar de comunhão! No céu viveremos em eterna comunhão com Deus e com Cristo, uns com os outros e com os anjos. Essa comunhão, apesar de eterna, terá um dia muito especial que selará sua concretização. Esse dia é chamado na Bíblia de Bodas do Cordeiro, evento que ocorrerá logo após o arrebatamento da Igreja: “E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro” (Apocalipse 19.9). O anfitrião dessa festa é o Senhor Jesus Cristo; a Igreja é a sua convidada, que participará dela na condição de noiva. Nessa festa poderemos desfrutar de comunhão com os salvos do Antigo e do Novo Testamento, como vemos em Mateus 8.11: “Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus”. Além, é claro, de vivermos em eterna comunhão com o Senhor!

3. O céu é um lugar de celebração

Sim, o céu é um lugar de celebração! Celebração da grandeza de Deus, da bondade de Deus, do amor de Deus, da soberania de Deus. Viveremos no céu para celebrar a grandeza de Deus, sobretudo a sua grandeza demonstrada na criação e manutenção de todas as coisas (Salmos 147.5). Viveremos no céu para celebrar a bondade e o amor de Deus, demonstrados no Calvário, por meio da morte de seu filho Jesus em nosso favor (João 3.16). Viveremos no céu para celebrar a soberania de Deus, que faz tudo que lhe agrada (Salmos 115.3). João, ao ser arrebatado ao céu, viu, numa visão gloriosa, como a Igreja celebrará a Deus: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4.11).

4. O céu é um lugar de conhecimento

Sim, o céu é um lugar de conhecimento! Lá, conheceremos perfeitamente a Deus, o Pai, a Jesus, o Filho e ao Espírito Santo, como deles somos conhecidos (1 Coríntios 13.12). Também no céu conheceremos melhor uns aos outros, como sugere o texto de Mateus 8.11: “Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus”. No céu, também, teremos tempo suficiente para conhecermos a nós mesmos, algo que o pecado restringiu durante nossa vida terrena.

5. O céu é um lugar de descanso

Sim, o céu é um lugar de descanso! Isso não quer dizer necessariamente que viveremos uma vida monótona no céu. De forma alguma! Mas, certamente, não sentiremos cansaço como sentimos na nossa vida terrena. Nossos corpos serão transformados e se revestirão de glória (1 Coríntios 15.43), de modo que todo cansaço ou exaustão não fará mais parte de nossas vidas no céu. Essa nova realidade já é possível de ser experimentada ainda na morte - dos salvos - como fica evidente em Apocalipse 14.13: “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”.

6. O céu é um lugar de satisfação

Sim, o céu é um lugar de satisfação! No céu viveremos eternamente satisfeitos, e essa satisfação virá diretamente do Senhor, o Deus Todo-Poderoso. Ele é a nossa verdadeira satisfação e vivenciaremos essa nova realidade quando estivermos lá, diante de sua majestosa pessoa. O Salmista já falava dessa satisfação quando dizia: “Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança” (Salmos 17.15).

De fato, céu é um lugar real e extremamente maravilhoso! É o lugar para onde irão todos os que crerem em Jesus nesta vida, e ali viverão eternamente em sua presença. Jesus falou: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14.2,3). Aguardemos o cumprimento dessa gloriosa promessa! A Bíblia fala!


Augusto Pereira

Compartilhe: