O que acontecerá quando Jesus voltar?

“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até mesmos os que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém” (Apocalipse 1.7)

Neste post, vamos falar sobre a segunda vinda de Cristo. Não aquela vinda secreta para arrebatar sua Igreja - como cremos - mas a vinda visível para estabelecer seu reino aqui na terra. A Bíblia fala que a vinda visível de Jesus vai se cumprir alguns anos depois do arrebatamento da sua Igreja, mais precisamente durante os momentos finais da Grande Tribulação. À luz das Escrituras, podemos afirmar que vários fatos ocorrerão por ocasião de seu aparecimento. Vejamos alguns:

1. Jesus derrotará o Anticristo e o falso profeta, bem como seus exércitos. Em seguida, Jesus lançará o Anticristo e o falso profeta no inferno

“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes” (Apocalipse 19.19 a 21).

2. Jesus reunirá os judeus que sobreviverem à Grande Tribulação

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus” (Mateus 24.30,31)

3. Jesus restaurará a Israel, cumprindo, assim, as promessas bíblicas do Antigo Testamento relativas a essa nação

“E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados” (Romanos 11.26,27)

4. Jesus reunirá e julgará as nações que sobreviverem à Grande Tribulação, determinando quem participará de seu reino milenar

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25.34)

“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25.41)

5. Jesus ressuscitará os salvos da Antiga Aliança para participarem de seu reino milenar:

“E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Daniel 12.1,2)

6. Jesus ressuscitará os salvos oriundos da Grande Tribulação para participarem de seu reino milenar

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20.4)

7. Jesus prenderá o Diabo, lançando-o no abismo. Ele ficará preso ali por mil anos

“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo” (Apocalipse 20.1-3)

8. Jesus implantará seu reino milenar aqui na terra

"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20.4).

“E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel” (Mateus 19.28).

Depois dessa exposição, podemos exclamar: "Maranata! Ora vem, Senhor Jesus". A Bíblia fala!

Augusto Pereira

Compartilhe