Em quem está sua esperança?

"A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida"

(Provérbios 13.12)

A Bíblia fala sobre a esperança. Ter esperança é fazer conjecturas sobre algo ou alguém e aguardar a sua realização. A esperança está ligada à vida humana e todos temos esperança: quem está doente tem esperança de ser curado e ficar bom; quem está desempregado tem esperança de arrumar um novo trabalho e garantir sua subsistência. O jovem que viu seu namoro terminar tem esperança de que ele seja retomado. No nosso cotidiano, estamos acostumados a ouvir o provérbio: “A esperança é a última que morre”.

Tudo isso nos faz compreender que, por natureza, somos “feitos de esperança”. Mas, afinal, o que a Bíblia fala sobre a esperança? A Bíblia não somente fala, mas também nos ensina bastante sobre ela. Seu ensinamento é, por consequência, essencial para que a nossa esperança seja firme e não nos decepcione. Destacamos, a seguir, duas passagens bíblicas que falam da esperança, e o que elas significam para nós

Em Salmos 39.7 lemos: “Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti”. O que aprendemos com essa passagem bíblica? Geralmente, é comum vermos pessoas depositando sua esperança em homens, principalmente líderes políticos que assumem o poder sob o efeito de muitas promessas de dias melhores. Com o passar do tempo vem a decepção: nada do que é prometido é cumprido e a esperança se desvanece! É que a nossa esperança deve ser depositada em Deus, o criador de todas as coisas, e o único que pode atender nossas expectativas, tanto relacionadas a esta vida como à vida futura. De fato, Deus não nos decepciona e podemos depositar nele toda nossa esperança! Em quem está a sua esperança, caro leitor?

Em 1 Coríntios 15.19 Lemos: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo”. Nessa passagem bíblica, aprendemos que a nossa esperança não pode estar voltada apenas para as coisas deste mundo, como se a vida se resumisse a elas. Precisamos depositar nossa esperança nas coisas de Deus, nas coisas que o Senhor tem preparado para nós e que estão além do plano material. Isso me faz pensar nas promessas bíblicas de que um dia Deus porá fim ao sofrimento humano, limpando de nossos olhos toda lágrima, “e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor” (Apocalipse 21.4). Ter esperança nas coisas de Deus e no que ele fará por nós nos consola e nos enche de alegria! E é essa esperança que deve fazer parte das nossas vidas.

Portanto, minha oração e desejo é que a minha e a sua esperança estejam em Deus, o único que pode nos conduzir triunfantemente nesse mundo de incertezas. Nele, a nossa esperança é alimentada diariamente e não corre o risco de ser decepcionada, pois o Senhor é fiel e vela pelo cumprimento de suas promessas (Jeremias 1.12). A Bíblia fala!


Augusto Pereira

Compartilhe