Onde está o seu foco?

"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Colossenses 3.2)

A situação atual que estamos vivenciando, de pandemia assoladora, é desafiadora e requer que tenhamos firmeza para superá-la, sem perder o foco que devemos ter como cristãos. A despeito dessa situação adversa, da dor e do sofrimento que ela pode nos proporcionar, encontramos na Bíblia – a palavra de Deus – os elementos de que necessitamos para vivermos e sermos felizes, mesmo diante do caos que estamos presenciando.

Em Colossenses 3.1,2, o apóstolo Paulo escreveu: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” Nesses versículos, somos desafiados a buscar e pensar nas coisas que são de cima, isto é, do céu, nas coisas de Deus. À primeira vista, isso pode até soar como uma fuga da realidade presente – algo de que os cristãos são acusados com frequência - mas não é bem assim.

Como cristãos, somos orientados pela palavra do Senhor a colocar nosso foco em Cristo Jesus, o “autor e consumador da nossa fé” (hebreus 12.2). Para não perdermos esse foco, o apóstolo nos aconselha a “buscar e pensar nas coisas de cima”. O texto bíblico enumera três razões por que devemos estar com o foco direcionado às coisas celestiais:

1. Fomos ressuscitados com Cristo. Ou seja, já não estamos mais mortos em ofensas e pecados, nem deles somos mais escravos (Efésios 2.1), mas somos novas criaturas em Cristo (1 Coríntios 5.17).

2. A nossa vida está escondida com Cristo em Deus. Ou seja, pertencemos a Deus, “o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Efésios 1.3).

3. Quando Cristo se manifestar, também nós nos manifestaremos com ele. Ou seja, quando Cristo voltar visivelmente, nós estaremos com ele, ao seu lado, presenciando e participando de sua glória. Que promessa maravilhosa!

Então, caro leitor, onde está o seu foco? Ou melhor, em quem está o seu foco? Quando o nosso foco está em Jesus temos mais condições de enfrentar e vencer as dificuldades da vida cotidiana. Afinal, o próprio Jesus falou: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16.33). Minha oração e desejo, nessa época de pandemia, é que o nosso foco esteja em Jesus, e nas coisas dele - de cima. A Bíblia fala!


Augusto Pereira

Compartilhe